domingo, 13 de março de 2011

Cardiologista esclarece benefícios do chocolate para o coração

Sempre gostei de pesquisar sobre chocolate, pois domino muito bem a tecnica de lidar com chocolate e além do mais faço lindos doces artesanais.Agora que está chegando a páscoa já ando criando muitas novidades,meus clientes que aguardem.
Durante estas pesquisas encontrei um artigo muito interessante que foi criado por um cardiologista e explica bem os beneficios do chocolate para o coraçao.Leim e entendam um pouco mais sobre este doce delicioso.

Cardiologista esclarece benefícios do chocolate para o coração
Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração.

Substância presente no chocolate age como protetor cardiovascular e contribui para transformar o colesterol ruim em benefício para a saúde do coração

O período que antecede a comemoração da Páscoa evidencia ainda mais a guloseima favorita de muitas pessoas: o chocolate. Aliado a sensações de prazer e bem estar, rico em carboidratos e excelente fonte de energia, o chocolate também beneficia a saúde do coração pois contém o flavonóide, uma substância presente na semente do cacau que age como protetor cardiovascular. Quando absorvida, a substância funciona como um filtro sangüíneo que ajuda na redução da formação de placas de gordura e transforma o colesterol ruim em substâncias benéficas para o bom funcionamento do coração.

Um relatório apresentado pela Associação de Cardiologia dos Estados Unidos, afirma que o chocolate ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco e diminuiu a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos capilares. "Embora sejam comprovados os benefícios do chocolate para as doenças cardiovasculares, é importante ressaltar que o consumo deve ser em pequenas quantidades, uma vez que o chocolate contém gordura saturada, açúcar e cacau que, em excesso, podem trazer efeitos nocivos à saúde", afirma Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração.

A base para a fabricação do produto é o licor de chocolate (de 15% a 35% da composição), feito a partir da manteiga de cacau (óleo de theobroma) e do açúcar. Como a gordura da manteiga de cacau é vegetal e contém anti-oxidantes, ela auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis pelo entupimento das artérias. Além disso, é rica em ácidos graxos saturados e insaturados que servem para diminuir os valores de colesterol e triglicerídeos e aumentar o HDL, o bom colesterol. Para as mulheres o chocolate ainda ajuda na redução dos sintomas da síndrome de tensão pré-menstrual.

O chocolate e o cacau em pó também contêm minerais como cromo, ferro, magnésio, sódio, fósforo e potássio, e também vitaminas A, B, C e D. A semente original apresenta quantidade significativa de vitaminas E e B, mas com a adição dos outros ingredientes, estas vitaminas encontram-se em baixas quantidades no chocolate. E nesta época do ano, é possível observar uma ampla variedade de chocolates, que para alcançarem estas fórmulas requerem adição extra de manteiga de cacau. Com ela é possível moldá-los de acordo com as necessidades culinárias e por isso é importante ter atenção com a quantidade consumida.

Um comentário: